Ao aprendermos o conteúdo referente aos números, utilizamos
inicialmente a memorização para identificar os dez termos numéricos que são
usados para formar qualquer número. Esses termos numéricos são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
Podemos chamar esses termos numéricos de algarismos. Todo
número é formado por algarismos. Veja:
· O número
12 (doze) possui dois algarismos: 1 e 2.
· Já o
número 236 (duzentos e trinta e seis) possui três algarismos: 2, 3 e 6.
Suponha agora que os algarismos dos números 12 e 236 trocassem
de lugar. Para o número 12 (doze), obteríamos o número 21 (vinte e um). Já para
o número 236, obteríamos os seguintes números: 263 (duzentos e sessenta e
três), 326 (trezentos e vinte e seis), 362 (trezentos e sessenta e dois), 623
(seiscentos e vinte e três) e 632 (seiscentos e trinta e dois).
Observe que, quando trocamos os algarismos de lugar, tanto no
número 12 quanto no número 236, surgiram novos números. Você deve estar se
perguntando por que isso aconteceu! A resposta está no conteúdo referente
ao valor posicional de
um algarismo.
Para sabermos o valor
posicional de um algarismo, utilizamos as ordens e classes, que se
encontram no quadro de ordens, que é também chamado de QVL (Quadro Valor de Lugar).
https://escolakids.uol.com.br/matematica/valor-posicional.htm
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