quarta-feira, 5 de abril de 2017

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A professora Adriana, do 2°C, desenvolveu uma atividade para que os pequenos refletissem sobre a formação das palavras. Organizou duplas produtivas e distribuiu sílabas com o objetivo de formar vocábulos, que deveriam ser registrados numa folha. Depois, socializaram as descobertas e refletiram sobre a composição das sílabas.
As crianças perceberam que as palavras são feitas por sons (sílabas), e que estes sons podem ser formados por uma ou mais letras. Visualizaram que é necessário ordenar sílabas, ler e atentar para o sentido, a fim de formar palavras.













PALESTRA COM NUTRICIONISTA

No dia 13 de março houve uma palestra com o tema “Hábitos Alimentares”, proferida pela nutricionista Walesca Collachite. A atividade, voltada para os pais, integra o Projeto “Alimentação Saudável” desenvolvido com as crianças da EMEF Erasto.
Os responsáveis foram convidados a refletir sobre alguns hábitos que impactam negativamente na saúde da família. Walesca apresentou a composição ideal das refeições diárias, explicou rótulos de produtos alimentícios, deu dicas para escolha de alimentos mais saudáveis e esclareceu dúvidas.
Para concluir, foram sorteados dois livros de receitas e um manual com dicas de profissionais da área. 











segunda-feira, 3 de abril de 2017

FORMANDO A UNIDADE DE MILHAR

As crianças do 4ºB da professora Alessandra realizaram uma atividade lúdica proposta pelo material didático, na seção “Brincar e Aprender”, intitulada “Formando a unidade de milhar”.
Em duplas, retiravam cartas com centenas (de 100 até 900) e deveriam formar 1000. Quem conseguisse formar mais milhares, ganhava o jogo.
A brincadeira envolvia a competição, raciocínio lógico e muitas contas.







BALÃO DAS EXPECTATIVAS

A professora Letícia, do 4°A, utilizou uma dinâmica de grupo para levantar as expectativas dos estudantes para o ano de 2017. Criou um contexto diferente permitindo que os alunos se integrassem, interagissem e atuassem de forma lúdica na sala de aula. Com bexigas e tiras de papel as crianças apresentaram as possibilidades e sugestões para as aulas.
         A partir das dinâmicas de grupo se fortalecem as relações interpessoais porque nessa troca de experiências, aprendemos e trocamos ideias, fortalecendo laços de convivência mútua.
         É importante abordar que as dinâmicas de grupo auxiliam em atitudes solidárias, na superação do individualismo, no entendimento da importância do outro, na cooperação, envolvimento e cidadania.