quarta-feira, 4 de maio de 2016

PARLENDA NA ALFABETIZAÇÃO

O termo Parlenda (do verbo parlar) é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil. De ritmo fácil é usada em muitas ocasiões para brincadeiras populares. 
O objetivo do trabalho com parlendas é refletir sobre o sistema alfabético, estabelecendo relação entre a fala e a escrita. Com o texto na memória o aluno tem o desafio de ajustar o que fala àquilo que está escrito, e, com o apoio do alfabetizador, acaba por analisar o texto e buscar relações entre as letras e os sons.
A atividade ofereceu desafios para as crianças nas diferentes hipóteses de escrita (através de frases, sílabas ou letras) buscando a aprendizagem de todos os alunos.
Alunos do 1ºano B da professora Adriana Sena.





















EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA “PAPELARIA ERASTO”

A atividade prática teve por objetivo trabalhar de forma lúdica com o sistema monetário, ensinar regras para uma boa administração do dinheiro, buscando criar um senso crítico em relação ao seu uso e consumo responsável, além, é claro do reconhecimento das operações fundamentais de adição e subtração.















segunda-feira, 2 de maio de 2016

ATIVIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO

O Varal de letras é um jeito lúdico de ensinar e aprender, funcionando como um forte auxílio nos primeiros passos do estudo. Com ele o aluno exercita a formação das primeiras palavras para superar os desafios da alfabetização.
A escrita de palavras a partir de desenhos faz com que o aluno foque somente nas letras necessárias para completar o nome ilustrado. A preocupação é exclusiva com a grafia e a professora seleciona vocábulos específicos para atender às dificuldades verificadas.
Por ter uma estrutura simples, a lista é um texto privilegiado para o trabalho com alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente. A professora Katiana propôs a escrita de uma lista de compras que tem a função social conhecida pelos pequenos.










LEITURA NA BIBLIOTECA

 Sabendo que a leitura é uma prática que fornece a “matéria prima” para a escrita, que possibilita aos alunos construírem seus conhecimentos sobre diversos gêneros textuais e também é um processo que envolve várias estratégias, sobretudo a capacidade de compreender até o que não está escrito, os alunos do 2ºA participam, semanalmente, das aulas de leitura. Estes momentos acontecem em locais variados: na sala de aula, no pátio, na biblioteca, embaixo do pé de jatobá.
As atividades buscam oportunizar para as crianças a noção de que além de conhecerem diferentes gêneros textuais, a hora da leitura pode tornar-se um aprendizado prazeroso.