Objetivo: Apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado
– AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação
matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de
acesso, participação e aprendizagem.
Este programa
disponibiliza às escolas públicas de ensino regular, conjunto de equipamentos
de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a
organização do espaço de atendimento educacional especializado.
Vale ressaltar
que o trabalho não é um reforço escolar. Com o foco definido, o professor volta
a atenção para o essencial: proporcionar a adaptação dos alunos para a sala
comum. Cada um tem um plano pedagógico exclusivo, com as atividades que deve
desenvolver e o tempo estimado que passará na sala.
Assim, a professora Gláucia atendeu ao aluno
com o foco na produção textual. A partir de ilustrações, conversaram sobre
plantas, jardins e bichinhos que se alimentam de vegetais. Em seguida leram,
juntos, as frases iniciais do texto para depois continuarem a narrativa. A professora
atuou como escriba, registrando e questionando sobre o encaminhamento da
história. O educando, com atenção individual, produziu oralmente, copiando
posteriormente sua produção.
Os avanços são comemorados e servem de
parâmetro para novos desafios.
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