sexta-feira, 28 de março de 2014

Sequência didática "Lendo notícias para ler o mundo"

Não há discordância a respeito de que uma das melhores maneiras de nos informarmos é lendo ou ouvindo as notícias no rádio, jornais da tv ou impressos, jornais eletrônicos e revistas.
Desde que seja "escolarizando" o portador, trabalhar com o jornal na escola é uma oportunidade ímpar de favorecer aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita por meio de textos diversos, como notícias, entrevistas, tirinhas, propagandas, classificados, entre outros. São situações de comunicação real nas quais os alunos podem transitar, seja lendo, escrevendo ou revisando o que escreveram.
Adquiri o hábito de ler o jornal, informando-se a respeito do que acontece, permite que os alunos desenvolvam senso crítico vivenciando situações em que podem tecer opiniões a respeito do que leram, argumentando e verificando a necessidade de compromisso com a veracidade dos fatos, sem a manipulação de informação. Comparar, por exemplo, a mesma notícia publicada em jornais diferentes contribui para que se possa "ler entrelinhas" dos fatos noticiados.
Além disso, a leitura de jornal é frequentemente prazerosa. Uma vez que não é necessariamente linear, permite que o leitor escolha o que quer ler. Pode-se ler apenas as manchetes ou aprofundar em alguma notícia em que se tenha mais interesse. Podemos ler crônicas ou tirinhas para nos divertir, por exemplo, ou escolher cadernos específicos, lendo-os por inteiro ou ainda apenas trechos. Deste modo, mesmo quando não nos detemos numa leitura mais aprofundada, conseguimos ficar minimamente informados.
Também podemos nos informar a respeito de algo, selecionando informações que são relevantes segundo nossa intenção de leitura.
Para transitar bem neste portador, é interessante conhecer sua organização, além das convenções típicas desse gênero, como o uso de léxicos e conectivos próprios do texto jornalístico.
Do mesmo modo, é preciso identificar os cadernos que o compõem e reconhecer os tipos textuais que acompanham o texto e também são fontes importantes de informações, como gráficos e as tabelas.
A proposta de uma sequência didática para o trabalho com notícias tem como finalidade a constituição das proficiências ligadas às práticas de leitura e escrita.



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